segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

As 5 notícias de Dezembro...

Por Andreia Azevedo

As 5 notícias do mês:

1. Vítor Aguiar e Silva vence o Prémio Vida Literária APE/CGD;

2. As editoras, no ano de 2008, vão desembolsar cerca de 2.500 euros para que cada um dos seus manuais escolares tenha a certificação do Ministério da Educação;

3. Abertura da Livraria Byblos, nas Amoreiras;

4. A autora de Harry Potter admite escrever o 8º Volume da saga;

5. Edição Ilustrada de Cem anos de Solidão (Gabriel García Márquez) apresentada em Cuba.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Por Andreia Azevedo

A título de curiosidade, aqui fica a entrevista apresentada pelo DN (Diário de Notícias), aos escritores Rita Monaldi e Francesco Sorti (autores da obra Secretum - Bertrand - 2007).

Reflictam sobre o papel dos escritores e de como estes são encaixados no "sistema editorial"...






Sublinho esta passagem: R. M. - No mundo editorial há quatro pessoas. Não mais. Elas decidem tudo. Controlam desde o editorial à distribuição e muitas vezes à venda. Em Itália estamos condenados a não existir. Ninguém nos conhece. Recentemente, num documentário, um jornalista disse uma frase muito forte: o sistema editorial italiano é manobrado por estruturas mafiosas. E isso teve logo reacção das editoras. Não é uma paródia, é uma coisa muito séria. Antes dissessem que estamos a inventar tudo... Digam qualquer coisa, mas falem, ainda que falsamente.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Novo Acordo Ortográfico, para quando?

Por Andreia Azevedo

Supostamente (e digo supostamente porque estamos em Portugal) até ao final deste ano de 2007 seria aprovado o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

A título de exemplo aqui ficam algumas alterações que serão levadas a cabo pelo respectivo protocolo:

  1. De húmido passa a úmido;
  2. Desaparecimento do "p" e do "c" nas palavras em que não são pronunciadas: óptimo/baptizado;
  3. Só quando os prefixos terminam em "r" se mantêm o hífen: hiper-realista;
  4. Desaparecimento do acento circunflexo nas palavras com acento tónico na penúltima sílaba, terminadas em "o";
  5. Desaparecimento do acento circunflexo na 3ª pessoa do presente do indicativo e conjuntivo, ficando assim: creem/veem, etc...;
  6. O k/w/y farão parte do alfabeto.

Será que ainda vai demorar muito?

Vá, toca tudo a estudar português!

28º Congresso do IPA

Por Andreia Azevedo

Realizar-se-à de 12 a 15 de Maio de 2008 o 28º Congresso do IPA (International Publishers Association).
O congresso está a ser organizado pela Associação de Editores Coreanos e conta com a presença de editores de diversas partes do globo, sendo o tema em debate:"Diversity in a shared future".
Estão desde já abertas as inscrições: http://www.ipa2008seoul.org/eng/mypage_login.php, tendo o seu termino a 31 de Janeiro próximo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Remake das aulas de Teoria da Edição: Outubro a Dezembro de 2007

Por: Andreia Azevedo

Passados quase 3 meses de aulas e estando o ano de 2007 em fase terminal, é chegada a hora de fazer um apanhado do trabalho até então realizado. Um "remake", acção tão característica nesta época.
Diversos foram os assuntos abordados em aula; uns houve, mais interessantes, outros menos; outros ainda, polémicos e de difícil consenso.
No geral, poder-se-à dizer que todos contribuíram para um maior conhecimento e consciencialização acerca do mundo dos livros.

Começando então o nosso remake...
Falamos de:
  1. Realidades Editoriais
  2. Constituição do Livro
  3. Estruturas de Editoras;
  4. Percurso de Manuscritos;
  5. Revisão de Texto;
  6. Capas e Contracapas;
  7. Papel do Editor e características essenciais para ser um "bom editor";
  8. Marketing Editorial/Estratégias
Mas, como dizem (e bem) os ditados portugueses, "ainda a procissão vai no adro"... "haverá ainda muito pano para mangas"...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A PALAVRA FINAL [A VÉGSŐ SZÓ] - de Elémer Hórvath

A Palavra final pertence ao Editor
ele tem um secretário da cultura
o Secretário tem um primeiro-ministro
o Primeiro-ministro tem um governo
o Governo tem uma polícia
a Polícia tem armas

Eu tenho um poema
o poema é um tirano
recusa assumir compromissos
no sentido estrito da palavra
é a palavra final

a neve é azul como uma laranja

(versão de JLBG a partir da tradução inglesa de Nicholas Kolumban)


Gostei deste poema dum filólogo e poeta Húngaro e achei pertinente colocá-lo no nosso blog. Ah e boas festas!

Dinis Pires

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Receitas de Natal - Para iniciados na cozinha

Lombinhos de Edição à moda do campo, c/ molho especial e champignons

Ingredientes:
1 Vasta Rede de contactos
1 (Boa) Ideia
1 Ramo de Conteúdos (se forem frescos melhor)
Espírito Crítico
500g. Lombos de edição
100g.Queijo
2 Tomates
4 Ovos
Pão ralado
12 Champignons laminados


Estenda a rede de contactos numa mesa apropriada para o efeito. De seguida seleccione os contactos que apresentam maior capacidade para ir ao forno. Memorize-os bem porque daqui para a frente são eles que lhe permitirão aguentar temperaturas mais elevadas. Num prato à parte comece a desmanchar o naco de ideias em vários lombinhos para edição. A menos que a sua intenção seja assustar os convidados, procure seleccionar os pedaços mais suculentos e apelativos. Dependendo de quem queira impressionar poderá ter que privilegiar o aspecto em relação à qualidade (lembre-se que os olhos também comem). Corte a carne com golpes secos mas definidos. Um bom domínio dos utensílios de edição é essencial para realizar esta tarefa.

Numa taça coloque as gemas de 4 ovos. Pegue nos lombinhos seleccionados, tempere-os com um pouco de espírito crítico e mergulhe-os nas gemas até ficarem completamente cobertos. Seguidamente passe-os por pão ralado. Reveja cuidadosamente este processo, as vezes necessárias, para reduzir ao mínimo a possibilidade de estragar o seu cozinhado logo à partida. Deixe-os a fritar até ficarem lourinhos.

Reúna os contactos seleccionados e prepare-os para a acção. Forme pequenos quadrados e barre-os num dos lados com tomate, orégãos e queijo derretido (os pormenores valem ouro). De seguida coloque-lhes no seu interior os conteúdos de forma bem visível. Polvilhe com espírito crítico. Lembre-se que esta cobertura será o seu cartão-de-visita.

Coloque no seu interior, da forma mais coerente possível, os lombos já lourinhos (deixe arrefecer antes para não se queimar). Dobre a massa da sua rede de contactos em volta dos lombinhos até formar uma capa e pressione as uniões. Se achar que o conteúdo pode sair da massa, pincele a mesma com o resto das gemas e coloque um palito se necessário (em caso de dúvida é melhor jogar pelo seguro). Deixe no forno a 200º até atingir o aspecto desejável. Seja extremamente cauteloso para não deixar queimar o seu cozinhado agora que está tão perto do fim.

Para o molho seja cuidadoso e não se esqueça de provar várias vezes. Respeite as regras já ensinadas em receitas anteriores e lembre-se da importância da adequação do molho ao cozinhado em questão. Garantir esta coerência pode parecer complicado mas é aí que se esconde a chave do sucesso. Findas estas recomendações, se ainda não souber que molho escolher, vá a uma loja e estude os produtos existentes no mercado. Pode partir de uma base pré-feita e com um toque de originalidade, conferir-lhe um sabor único.

Por último, sirva os medalhões no prato, regue-os com o molho e acompanhe com os champignons laminados. Dê importância aos pormenores de decoração. Uma mesa bem decorada é metade do sucesso de uma refeição.

NB:
- Procure consultar outros manuais para se aperceber de cuidados e regras gerais para um bom funcionamento na cozinha;
- Não poupe em coerência e bom senso;
- Quanto melhor for o seu domino dos utensílios mais facilidade terá em produzir uma refeição de qualidade. Treine regularmente as operações com papel e caneta ou, em cozinhas mais modernas, PC ou Mac.
- Embora o factor surpresa seja importante lembre-se que este é um meio muito competitivo e que, em caso de dúvida, é preferível jogar pelo seguro e adequar os cozinhados aos convidados em questão.
- Procure ser minimamente agradável com os outros chefs e com eventuais colaboradores. Também na cozinha a diplomacia é um princípio importante que não deve ser descurado.
Nuno Fernandes

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Festa dos Livros na Gulbenkian

Está a decorrer a 3ª edição da Festa do Livro na Gulbenkian até ao próximo dia 22 de Dezembro, como já todos devem saber.

Há ainda espaço para conversas no Espaço Café às 18 horas: hoje com Ricardo Araújo Pereira, amanhã com Fernando Catarino e na sexta-feira com Jürgen Bock.

Filipa Magalhães