sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Resumo da aula do dia 02/10/07

Na passada 3ª feira, dia 02/10/07, tivemos a primeira aula de Teoria da Edição. Recordo que na próxima 3ª feira, dia 9/10/07, não haverá aula.

No que diz respeito à máteria leccionada, começamos por apreender os três tipos de edição:

1. Edição de Livros: Mais lenta e ponderada. Interfere por fora. Neste caso, na trajectória do livro.

2. Edição de publicações periódicas: Grande interferência. Estamos perante um editor mais agressivo e que corrige constantemente. As decisões são tomadas em curtos espaços de tempo, daí os erros (possivelmente) serem mais frequentes e desculpáveis.

3. Editor - Editing: Interfere dentro do corpo do texto.

Fomos ainda confrontados com as realidades editoriais em vigor. É importante compreender que uma editora não vive única e exclusivamente de literatura, há outras vertentes literárias muito adoptadas no mundo editorial. Temos o ex. do livro "Eu Carolina", um dos livros mais vendido do ano.
Foi-nos ainda pedido que partissemos à descoberta de alfarrabistas e de livrarias, sendo que a nossa visão perante cada um destes elementos, teria um teor não somente lúdico, mas igualmente profissional. Neste caso, será então necessário que tenhamos em atenção a disposição dos livros, a sua constituição (capa, folhas, índice, contracapa, etc), a publicidade ao seu redor, etc.
É necessária a crítica e a consecutiva apresentação de soluções perante os dilemas.



Andreia Azevedo

1 comentário:

helena g disse...

Olá, só hoje tive possibilidade de ver o blog. Gostei! Tem uma boa síntese da primeira aula e aponta linhas de acção. Parabéns!!