sábado, 26 de julho de 2008

E VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA!!

Por Madalena Silva

"Os líderes da comunidade aprovaram também a declaração "A Língua Portuguesa: Um Património Comum, Um Futuro Global", realçando a importância da concertação, a nível da CPLP, na prossecução de políticas linguísticas que projectem e afirmem a Língua Portuguesa internacionalmente e sejam adequadas à situação de cada Estado-membro."
in, Público, 25/07/2008
Esta novidade constitui um parágrafo de uma notícia saída no Público.
E deixou-me a pensar. (Será que é isso que eles pretendiam?)
Então fui à procura de mais novidades e encontrei as "propostas" do Engº para o tempo da presidência portuguesa da CPLP.
E fiquei muito mais descansada. Eles têm tudo pensado. Os anglo-saxónicos que se acautelem. E os chineses que se "achandrem"! Podem ser não sei quantos milhões ou biliões ou lá o quê, mas não nos vão fazer engolir os ditongos e as vogais abertas, nem empurrados com pauzinhos!
A proposta que eu mais gostei foi a da criação de uma rede de escolas em todos os países. Sobretudo se os manuais de língua portuguesa contiverem os magníficos textos que continham há uns tempos sobre o "Big Brother". Não sei se se mantêm. Posso estar a ser mázinha! Digo eu, sei lá! Prontos!

Sem comentários: