sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Novo curso sobre edição

Por Carlos Pinheiro

Para quem gosta mesmo de edição, há mais uma opção na área da formação superior. A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa acaba de lançar para o ano lectivo 2008/2009 um novo curso sobre edição intitulado Pós-Graduação em Edição: Livros e Novos Suportes Digitais. Apesar de não conferir o grau de mestre, e após uma análise do plano de estudos do novo curso, creio que este até terá (teoricamente) algumas vantagens em relação ao "nosso":

1) Há uma cadeira semestral exclusivamente dedicada à revisão e preparação de um livro desde o original manuscrito até à cópia final para a impressão;

2) Há um conjunto de três cadeiras que se articulam umas com as outras de uma forma muito bem pensada: Marketing do Livro, Gestão Editorial e Estratégia Editorial. No fundo, passámos o ano inteiro a queixarmo-nos desta lacuna, não foi?

3) Há uma cadeira semestral exclusivamente dedicada à paginação, sendo a principal ferramenta electrónica de apoio o InDesign e já não o velhinho QuarkXPress, que tantas dores de cabeça nos causou, se bem se recordam.

Bem, não quero que fiquem tristes a pensar que, no fim de contas, escolheram mal o curso. Se não tivesse sido assim, não nos teríamos conhecido... E depois, se se sentirem insatisfeitos com a formação que receberam na Nova, podem sempre repetir a dose e fazer o novo curso da Católica. Também é só um ano e nem tem estágio nem projecto final...

Sem comentários: