sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Novidades Culturais II

Por Carlos Pinheiro

Olá a todos novamente. Aqui vão mais algumas notícias que vos podem interessar.

1. Prémio Vergílio Ferreira para Mário Cláudio

Mário Cláudio foi distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira 2008, juntando-se, assim, a nomes como Maria Velho da Costa, Mia Couto, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís e Vasco Graça Moura. O galardão foi criado pela Universidade de Évora, em 1996, para homenagear o seu patrono e distinguir ensaístas e/ou romancistas de língua portuguesa. O júri, unânime, foi constituído por José Alberto Gomes Machado, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Allegro de Magalhães, Elisa Nunes Esteves e Clara Ferreira Alves. O prémio será entregue numa cerimónia que decorrerá a 1 de Março – dia da morte de Vergílio Ferreira, em 1996 – na Universidade de Évora.

2. Museu Paula Rego

A primeira pedra do futuro Museu Paula Rego (Casa de História e Desenhos Paula Rego) foi lançada no dia 28 de Janeiro, junto ao Museu do Mar, em Cascais. O projecto é do arquitecto Eduardo Souto Moura e ascende a 3,9 milhões de euros. A sua conclusão está prevista para o início de 2009.

3. Amigos do livro

Iniciado em 2001, o site www.amigosdolivro.com.br é hoje a maior base de dados brasileira de informação sobre livros existente no ciberespaço. Diversas secções e uma vasta gama de colaboradores garantem o rigor e a qualidade da informação.

4. Bibliowiki

Um site português (www.bibliowiki.com.pt) ao estilo da Wikipédia, construído pelos utilizadores, que pretende reunir informação sobre autores e textos ligados à Ficção Científica e à Fantasia.

5. Entrevista ao administrador-delegado do grupo Leya

Saiu na edição de Fevereiro da revista Os Meus Livros uma entrevista muito interessante ao administrador-delegado do grupo Leya, Isaías Gomes Teixeira. Para quem se interessa sobre o fenómeno da concentração editorial em Portugal nos últimos tempos, é imperdível.

Sem comentários: