terça-feira, 25 de novembro de 2008

Rogério de Moura

por Sofia Madalena

Este é o orbituário de Rogério de Moura, publicado hoje em meia página do Público. Não me parece que seja por isso que é importante...


Ontem, na editora onde estou a estagiar, alguém descobriu com tristeza que este editor tinha morrido e eu nem sabia muito bem quem ele era. Quer dizer: sabia que estava à frente da Livros Horizonte desde sempre mas pouco mais. O interessante no meio disto tudo é estar em contacto com pessoas que o conheciam e perceber que ele era "um dos últimos editores humanos deste país", a pessoa preocupada com os amigos (ainda que fossem editores de outras casas), com os colegas, com o mundo em que tocava.


Editou muitos livros (coisa que, como aprendemos, qualquer um pode fazer, mas os livros dele eram um risco - coisa que permite uma sobrevivência difícil mas uma satisfação plena) mas, acima de tudo, tocou muita gente (aquilo que poucos vão conseguir). Digo isto porque já percebi que há por aí gente que se vende por muito pouco, muito pouco mesmo.


Gosto de pensar que o Rogério de Moura não era assim. E digo-o porque muitos mo disseram, e eu acredito. Porque como vivi pouco resta-me ouvir o que outros viveram. E não, não sou ingénua, apenas acho que é razoável. Sempre achei que o editor estava evolto numa aura especial, de respeito e honestidade, e espero conhecer muitos mais assim.

1 comentário:

Madalena S. disse...

Cara Sofia, eu que já vivi muito mais do que tu, ainda continuo a acreditar que há mais mar para lá da linha do horizonte. Se assim não fosse, recusava-me a sair da cama todos os dias de manhã!
Mesmo sabendo que cada dia é mais raro encontrar quem se preocupe.
Não deixes de acreditar, por favor. Para daqui por 98 anos alguém escrever no teu obituário que se perdeu uma pessoa rara.
Se cada um de nós remar contra a maré, a sacana da corrente há ver-se aflita para manter o curso que trazia artilhado e este conceito de "pessoa rara" pode começar a desaparecer e dar lugar ao conceito de "mais uma pessoa extraordinária".
Um abraço para ti.