quinta-feira, 24 de abril de 2008

Novos instrumentos de leitura e de escrita

Num tempo em que os progressos tecnológicos se sucedem a um ritmo avassalador, surgem constantemente novos equipamentos "facilitadores" da leitura e da escrita (até que ponto conseguirão mesmo esse efeito, eis uma questão que deixo no ar). Numa breve notícia do 1.º número da 2.ª série da Revista Ler, eis mais dois:

1) Kindle

Este leitor de e-books ou e-reader, como preferirem, tem características muito interessantes. Já falámos muito dele nas nossas aulas, mas creio que nunca é demais salientar as suas potencialidades, até porque, pelos menos para mim, é algo que ainda não entrou no meu universo conceptual, digamos assim. Eis então alguns dados que dão que pensar: criado pela Amazon, este leitor de e-books consegue guardar cerca de 200 livros em pouco mais de 300 gramas. Através da loja virtual, o utilizador tem acesso a 110 mil obras, a jornais, a revistas e a blogues. Os primeiros capítulos podem ser lidos gratuitamente e, caso o leitor deseje adquirir um dos livros, este chega num curtíssimo espaço de tempo. O Kindle está disponível em http://www.amazon.com/ e custa 399 dólares (pouco mais de 250 euros).


2) Pulse

Trata-se de uma caneta "inteligente". Chegou ao mercado em Março e está disponível no endereço http://www.livescribe.com/ . Esta caneta guarda as anotações escritas ao mesmo tempo que grava o som, sendo assim muito útil para aulas, conferências ou entrevistas (até porque pesa menos de 40 gramas). Os utilizadores registados no site indicado têm direito a 250 MB de espaço on-line para guardar ou partilhar gravações e notas. Por agora, existem dois modelos: um com cerca de 1 GB, que grava até 100 horas e tem cerca de 16 mil páginas em branco (custa à volta de 95 euros); e outro de 2 GB, com o dobro da capacidade de armazenamento de informação áudio e textual (com um valor comercial a rondar os 125 euros).

Carlos Pinheiro

Sem comentários: