quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Novidades culturais

Por Carlos Pinheiro

Olá a todos, caros colegas. É a primeira vez que escrevo para o blogue. Faço-o com muito prazer e com o objectivo de pôr à disposição de todos algumas sugestões culturais que me parecem interessantes. Sempre que puder, espero participar mais vezes neste meio de comunicação. Seleccionei então sete informações que explicarei resumidamente.

1. Espectáculo sobre Fernando Pessoa

Para quem gosta de teatro e/ou da obra de Fernando Pessoa, está em cena até dia 26 de Janeiro de 2008 no Teatro D. Maria II a peça “Turismo Infinito” a partir de textos de Fernando Pessoa e de três cartas de Ofélia Queirós. Transcrevo seguidamente dois excertos de uma crítica ao espectáculo saída num jornal diário.
“Sou a cena viva onde passam vários actores representando várias peças.” A frase que Bernardo Soares escreve pelo punho de Fernando Pessoa é uma das muitas epígrafes possíveis de Turismo Infinito, espectáculo em que Ricardo Pais dobra a esquina de diversas sínteses, empreendendo uma viagem ao fulgurante universo de Fernando Pessoa. O impressivo dispositivo cénico concebido por Manuel Aires Mateus figura a psyche de Pessoa, “porto infinito” onde chegam ou de onde partem o guarda-livros Bernardo Soares, o histérico e futurista Álvaro de Campos, o interseccionista “Fernando Pessoa” e o bucólico mestre Alberto Caeiro.
Também Ofélia Queirós – a mulher com quem o poeta teve o único envolvimento amoroso conhecido – é convocada pela dramaturgia finamente urdida por António M. Feijó, que supera a redutora clivagem entre “vida” e “obra”, e põe em relevo alguns ritmos maiores do universo Pessoa. De novo com João Reis no elenco quase residente do TNSJ, mas também com a inspirada inventividade de colaboradores que o acompanham desde 2003, Ricardo Pais experimenta a performatividade da(s) escrita(s) de Pessoa, tecendo um poderoso enredo de estímulos auro-visuais e pondo-nos em contacto com a obra de um homem que, de modo heróico, pretendeu – e conseguiu – “introduzir beleza no mundo”.
Ficha técnica
encenação RICARDO PAIScom a colaboração de NUNO CARDOSOdispositivo cénico MANUEL AIRES MATEUS figurinos BERNARDO MONTEIRO desenho de luz NUNO MEIRAsonoplastia FRANCISCO LEALvoz elocução JOÃO HENRIQUES
COM
JOÃO REIS EMÍLIA SILVESTRE PEDRO ALMENDRAJOSÉ EDUARDO SILVA LUÍS ARAÚJO
Sala Garrett
3ª a SÁB. 21h30 DOM. 16h00

Para mais informações, dirijam-se às instalações do teatro (Praça D. Pedro IV, 1100 – 021 Lisboa), consultem o site http://www.teatro-dmaria.pt/ ou utilizem o número de telefone 21 325 08 35.

2. Colecção Berardo no Centro Cultural de Belém

A exposição de arte contemporânea da colecção Berardo patente no CCB pode ser visitada gratuitamente durante os próximos meses. Não consegui, contudo, apurar até quando exactamente se pode usufruir desta “borla”. Se alguém souber, acrescente posteriormente, por favor. Acho que uma exposição destas é imperdível, ainda por cima sem pagar nada.

3. Reabertura do Café Gelo

Li numa curta notícia da edição de Janeiro da revista Os Meus Livros que o mítico Café Gelo, situado no Rossio, em Lisboa, ponto de encontro da geração surrealista portuguesa, foi remodelado e abriu ao público recentemente. Mais um local de convívio emblemático da cidade a juntar a tantos outros absolutamente fascinantes e carregados de muita(s) história(s) que vale a pena visitar.

4. Harry Potter

Para quem se interessa pelo maravilhoso mundo da magia, a editora portuguesa da saga deste jovem feiticeiro criou um site com toda a informação a seu respeito. Dados sobre os livros, as personagens, a autora e todo o universo que os rodeia, incluindo capas, desenhos, notícias, curiosidades e muita informação factual sobre o enredo. Visitem o endereço http://www.presenca.pt/harrypotter/.

5. Livros antigos e não só on-line

São raros os alfarrabistas que têm site, e mais ainda os que mantêm um catálogo actualizado e com imagens. A In-Libris presta assim um bom serviço aos amantes do livro, permitindo inclusive compras on-line. Tudo isto disponível no endereço http://www.in-libris.pt/.

6. II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Nos próximos dias 24 e 25 de Janeiro de 2008, vai decorrer no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria o II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. Serão abordados diversos temas tais como as relações entre Jornalismo e Literatura, a Literatura no Feminino e a Ciberliteratura. Estarão presentes vários autores contemporâneos, com destaque para Rui Zink, Nuno Júdice, Carlos Pinto Coelho, Ana Maria Magalhães e José Jorge Letria. Para mais informações e eventuais inscrições, consultem o site http://wwwipleiria.pt/ ou falem com o Professor Rui Zink.

7. Correntes d’Escritas

De 13 a 16 de Fevereiro de 2008, vai decorrer na Póvoa de Varzim o 9.º Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, também conhecido como Correntes d’Escritas. Para mais informações e eventuais inscrições, consultem o site http://www.cm-varzim.pt/go/correntesdescritas ou falem com o Professor Rui Zink, um dos muitos participantes neste ilustre acontecimento.

Sem comentários: