quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Resumo da aula de 29/01/2008

Por Andreia Azevedo

Última aula do 1º Semestre... mas nada acaba aqui...

Relativamente à aula de ontém, só me acorrem seis frases para apresentar como resumo... (corrija-me quem conseguir melhor).

Teoria vs Prática. "A teoria é um projecto de realidade que muitas das vezes é utópico".

2ª As regras sociais que são importantes em qualquer área, e que muitas das vezes nos esquecemos que as adquirimos. Torna-se algo instintivo e tão banal que muitas das vezes ignoramos.

3ª Como poderá ser importante o manejo das respectivas regras no mundo profissional (neste caso editorial), seja para que situação for.

4ª Saber ler nas entrelinhas. Os bastidores.

5ª Jogo de negociação entre o que eu posso e o que eu devo. A multiplicidade do nosso "eu"...

6ª Foi apresentado em aula, um modelo de contrato editorial.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te da parte dos conselhos sentimentais... ;)

Anónimo disse...

Foi realçado também a característica mais importante num editor: A INTUIÇÃO. Além do "tacto" para lidar com várias situações, tanto no dia-a-dia como no mundo editorial. Podem ser as pessoas mais eruditas no mundo, se não tiverem "boa" intuição, mais vale serem apenas revisores (sem ofensa aos revisores).

Dinis

Drekas disse...

Acho que o Dinis é o moço do casaco. O casaco de editor já tens :P lololol

Rui Zink disse...

Decerto. Mas gostaria de acrescentar: 1) a noção, muito exacta, de que são pequenas tarefas que devíamos saber mas esquecemos que ajudam a lidar com os problemas. 2) que uma grande casa se constrói com pequenas pedras e não só com jóias. 3) que viver no mundo da edição é lançar muitas linhas para a água e ter paciência (e algum engenho) para que uma venha a picar; e, claro, o conto do melhor “Sales pitch do mundo”, caramba!