Entrada na sala, várias questões colocados sobre o quadro e bora lá pensar..
1ª questão (no início da aula, resposta no termino da mesma):
Como pode um pequeno editor conseguir autores desejados por grandes casas?
2ª questão: Do que estar dependente?
Do autor?
Da obra-prima desse ano?
Do Best-Seller?
Do mercado?
3ª questão: Como responder às expectativas, do autor, do mercado ou de outros autores?
4ª questão: editor "grande" e editor "pequeno"
Falamos ainda do papel das grandes feiras do livro (Frankfurt, principalmente). Se por um lado perderam algum do seu poder devido ao desenvolvimento de novos meios de comunicação, por outro, não deixam de ser um acto social, um mostra de quem tem dinheiro.
Os autores editores, as características de um bom editor, fidelidade vs exclusividade entre editor e autor, foram outros dos temas tratados.
O grosso modo da aula foi ocupado com a resposta à pergunta: qual o processo entre editor e autor. Claro está, intercalando com outros assuntos que eram pertinentes no decorrer da discussão.
Ah, é verdade, pelo catálogo é a resposta à primeira questão.
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